
Encorajar a progressão das mulheres no ambiente profissional é papel de todos
O cenário corporativo, especialmente em setores tradicionalmente dominados por homens, pode ser desafiador para mulheres que buscam se destacar e conquistar posições operacionais e de liderança. Ao longo dos anos, as barreiras enfrentadas por elas em termos de preconceito, cultura organizacional e falta de representatividade têm sido evidentes. No entanto, é possível, sim, encorajar as profissionais a lutar por suas carreiras e alcançar seu pleno potencial, mesmo em um ambiente predominantemente masculino.
De acordo com a pesquisa realizada pela Diversitera, empresa especializada em promover diversidade, equidade e inclusão (DEI), entre junho de 2022 a fevereiro de 2025, 35% dos cargos de liderança sênior são ocupados por mulheres, enquanto elas representam 70% em funções operacionais, como recepção e limpeza. Em relação à indústria, apenas 1/4 da força de trabalho é feminina, de acordo com dados do IBGE de 2021.
Dentro desse debate, os profissionais de RH podem contribuir de diversas formas para essa evolução, implementando e incentivando dinâmicas que envolvem a liderança feminina em empresas para reverter os números apontados acima. Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, é possível identificar cada vez mais mulheres se destacando em setores como o de óleo e gás, engenharia, tecnologia e outros campos com baixa presença feminina, e isso deve servir de exemplo para mudarmos os dados atuais.
Visando reverter esse cenário, destaque para o projeto STEM, que é uma iniciativa educacional que integra quatro áreas do conhecimento: Science (Ciência), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia) e Mathematics (Matemática), com foco em alavancar o interesse e a carreira de jovens meninas em áreas tecnológicas. A PETRONAS globalmente assumiu este compromisso e, no Brasil, tem como objetivo firmar parcerias com universidades locais para o desdobramento de ações. Além disso, projetos como o “Força Meninas”, realizados em 2024, tem como proposta estimular meninas para as áreas STEM e estimular a equidade de gênero nesses segmentos.
Neste sentido, é importante ressaltar que essa transformação não ocorrerá de forma espontânea. É necessário criar um ambiente propício ao empoderamento, oferecendo apoio tanto estrutural quanto emocional às mulheres que estão traçando sua jornada profissional. Ainda verificamos a necessidade de alavancar esses números através de políticas e ações afirmativas como as já mencionadas.
Fomentando uma Cultura de Inclusão
A principal forma de encorajar as mulheres a progredir em suas carreiras, bem como aumentar sua presença no quadro de colaboradores, é garantir que a cultura organizacional seja inclusiva. Para que as colaboradoras se sintam confortáveis em desenvolver todo o seu potencial, é essencial que existam políticas claras de diversidade e inclusão. Essas políticas não devem ser apenas um discurso, mas sim práticas concretas que promovam a equidade, o respeito e a valorização do trabalho feminino.
A promoção da diversidade de gênero nas equipes de liderança também é fundamental. Ter mulheres em cargos de alta liderança ou em posições influentes dentro da empresa serve de inspiração para outras, além de criar um ambiente mais igualitário. Quando uma profissional vê uma outra ocupando um papel de destaque, ela se sente mais confiante para acreditar que também pode alcançar esse objetivo.
Há mais de 10 anos à frente do setor de RH da PETRONAS Lubrificantes Brasil, divisão da multinacional de petróleo da Malásia, juntamente com minha equipe, implementamos projetos de DEI e estabelecemos objetivos concretos para alcançar mais mulheres empregadas na empresa. Em 2022, nos tornamos signatários dos Princípios da ONU de Empoderamento de Mulheres, estabelecendo a meta de alcançar 38% de colaboradoras na companhia até 2027. Atualmente, já registramos 20%.
Mentoria e Desenvolvimento Profissional
O papel da mentoria é crucial para que as mulheres se sintam apoiadas e guiadas em sua trajetória profissional. Para muitas, a falta de exemplos e orientações de quem já trilhou esse caminho pode ser um obstáculo desencorajador. A experiência e os conselhos de uma mentora podem ajudar a profissional a enfrentar os desafios do setor, além de proporcionar um espaço seguro para que ela possa discutir suas inseguranças e desafios.
É igualmente importante que a empresa ofereça programas de desenvolvimento contínuo, focados em aprimorar as habilidades técnicas e de liderança das mulheres, capacitando-as para se tornarem protagonistas de sua própria trajetória. Investir em treinamentos, workshops e programas de liderança feminina é uma excelente maneira de garantir que as mulheres estejam preparadas para enfrentar os desafios do setor.
Criando conexões com eles
A busca das mulheres por mais espaço e reconhecimento não deve excluir o trabalho em conjunto com os homens. Só iremos ultrapassar as barreiras do preconceito quando conseguirmos unificar o discurso entre ambos os lados.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, empresa global de consultoria organizacional, 85% das empresas aceleraram seus esforços para atuar com projetos voltados a DEI. Porém, apenas 14% das companhias avaliam que seus esforços estão sendo muito efetivos. Tendo em vista essa realidade, é perceptível que, normalmente, essa área nas empresas é executada por uma maioria feminina. E é justamente neste ponto que ter os homens atuando como aliados pode ser o grande diferencial para a mudança de toda uma organização. Não se deve excluí-los do debate, muito pelo contrário, é preciso se associar para gerar transformação natural de toda uma cadeia já estabelecida.
Atuar na conscientização dos homens sobre a importância das mulheres dentro das organizações e como eles podem ser um fator impulsionador de novos talentos femininos é a chave para o sucesso de uma empresa.
Autoconfiança
Por fim, embora o apoio institucional seja essencial, a autoconfiança é uma das ferramentas mais poderosas que as mulheres podem cultivar para enfrentar os desafios no mercado de trabalho. E não é tarefa fácil: são os diversos obstáculos que enfrentam para conseguirem se firmar e consolidar no ambiente de trabalho. Por isso, a persistência, a resiliência e a determinação são qualidades indispensáveis para qualquer profissional que deseja crescer em um ambiente competitivo.
Incentivar as mulheres a acreditarem no seu potencial, a serem protagonistas de suas próprias histórias e a nunca desistirem diante das dificuldades é fundamental. Afinal, a presença feminina em setores predominantemente masculinos não é apenas uma questão de igualdade, mas também uma questão de inovação, de diversificação de ideias e de evolução dos negócios.
Em setores majoritariamente masculinos, o papel das empresas é crucial para promover as mudanças e estruturas necessárias. Quando as mulheres são apoiadas em sua jornada profissional, quando têm as mesmas oportunidades e o mesmo reconhecimento, elas já provaram que são mais do que capazes de assumirem posições de destaque. Devemos nos unir para criar ambientes que encorajem as mulheres a seguir suas carreiras com confiança e a romper as barreiras que ainda existem. O feminino é uma força que não pode mais ser parada.
Sobre a PETRONAS Lubrificantes Brasil
A PETRONAS Lubrificantes Brasil (PLB) é a divisão de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS Lubricants International, responsável por atender às necessidades dos clientes na América Latina. A PLB tem uma das mais modernas fábricas, localizada em Contagem, Minas Gerais, com capacidade de produção de 220 milhões de litros por ano. Apoiada por uma ampla rede logística e centros de distribuição em Contagem, Curitiba, Recife e São Paulo, a PLB está comprometida em atender as demandas de lubrificantes industriais e automotivos na América Latina.
Sobre a PETRONAS Lubricants International (PLI)
A PETRONAS Lubricants International (PLI) é o braço global de fabricação e comercialização de lubrificantes da PETRONAS, a empresa nacional de petróleo da Malásia. Fundada em 2008, a PETRONAS Lubricants International fabrica uma gama completa de lubrificantes automotivos e industriais e comercializa em mais de 90 mercados globalmente. Com sede em Kuala Lumpur, a PLI tem mais de 30 escritórios de marketing em 27 países, administrados por escritórios regionais situados em Kuala Lumpur, Turim, Belo Horizonte, Chicago e Durban.
Para mais informações, por favor, visite: www.pli-petronas.com
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