Maduro declara disposição para guerra armada em caso de invasão dos EUA na Venezuela

Maduro declara disposição para guerra armada em caso de invasão dos EUA na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou hoje que está preparado para entrar em “luta armada” caso os Estados Unidos invadam o país, após a mobilização militar anunciada por Washington nas águas do Caribe, que é considerada uma ameaça pela Venezuela. “Estamos em um momento de preparação máxima e, em qualquer circunstância, vamos garantir o funcionamento do país”, disse Maduro a jornalistas. “Se a Venezuela for agredida, passaremos imediatamente para o período de luta armada em defesa do território nacional e do povo venezuelano”, acrescentou.

Oito navios dos EUA com 1.200 mísseis ‘apontam para a Venezuela’

O presidente venezuelano denunciou a presença de oito navios militares dos Estados Unidos apontando 1.200 mísseis para seu país, como resposta à mobilização antinarcóticos anunciada por Washington no Caribe. “A Venezuela está enfrentando a maior ameaça já vista em nosso continente nos últimos 100 anos”, declarou Maduro durante uma coletiva de imprensa em Caracas.

Maduro também afirmou que essa presença militar americana é uma “ameaça extravagante, injustificável, imoral e absolutamente criminosa, sangrenta”. Ele declarou que o país está preparado para se defender diante da “pressão máxima” militar dos EUA.

Washington aumentou a recompensa por informações que levem à captura de Maduro para US$ 50 milhões e anunciou uma mobilização militar em águas internacionais para combater o tráfico de drogas. “A Venezuela nunca vai ceder a chantagens ou ameaças de qualquer tipo”, afirmou Maduro em resposta.

*Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias